Sociedade

Como o hábito de lavar os dentes pode reduzir o risco de cancro



A escovagem diária dos dentes, especialmente depois das refeições, é a forma mais eficaz de os manter limpos, saudáveis e brilhantes. Mas não só: Ter uma boa rotina de limpeza dentária é meio caminho andado para ganhar saúde... e prevenir o cancro.

Conta um recente estudo publicado na revista Cancer Research que lavar os dentes todos os dias pode ajudar a reduzir em 21% o risco de cancro do esófago, noticia o Newsweek no seu site.

Em causa, diz o estudo, está a capacidade que este hábito de higiene tem em 'matar' as bactérias nocivas que colocam a saúde em risco e que aumentam a probabilidade de ter a doença ou patologias que impulsionam o cancro, como é o caso da gengivite e da peridontite.

Os mentores da investigação conseguiram notar que algumas bactérias estão relacionadas com a doença, como é o caso dos elevados níveis de Tannerella forsythia e Porphyromonas gingivalis.

Para o estudo, os cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, analisaram 122 mil pessoas durante uma década, sendo que 106 dos participantes acabaram por ter cancro do esófago.

Fonte: N. Minutos/LD

http://tpa.sapo.ao/noticias/sociedade/como-o-habito-de-lavar-os-dentes-pode-reduzir-o-risco-de-cancro
Todos Os Direitos Reservados