Ciência

Sistema consegue adivinhar orientação sexual de pessoas olhando fotos



Um sistema de inteligência artificial consegue identificar a orientação sexual de uma pessoa com mais sucesso do que um humano. Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, treinaram um computador para identificar pela foto se alguém é gay ou não.

Os responsáveis pela experiência explicam que os dados obtidos indicam que os homossexuais possuem a tendência de apresentar alguns aspectos atípicos, como a feminilidade mais aparente em homens gays e a masculinidade em lésbicas. Outros aspectos são percebidos pela máquina, como a presença de uma mandíbula mais fina e nariz mais longo nos homens gays e a mandíbula maior e a testa mais fina em mulheres homossexuais.

Depois de ser treinado com mais de 35 mil fotos de um site de relacionamentos, o sistema conseguiu acertar a orientação sexual das pessoas com 81% de precisão, em homens, e 83%, em mulheres. O índice de acerto de um humano é de 61% para homens e 54% para mulheres.

Para Michal Kosinski e Yilun, responsáveis pelo estudo, os resultados podem ajudar a mostrar que há traços físicos que separam homossexuais de heterossexuais, o que indica que alguns seres humanos nascem gays.

Perigo

Entidades LGBTQ alertam para os perigos de um sistema capaz de identificar gays. Em países onde ser homossexual é crime, o sistema pode ser utilizado para encontrar e punir as pessoas. Os pesquisadores afirmam, no entanto, que isso já acontece atualmente com outros aplicativos.

Fonte: YAHOO/BA

http://tpa.sapo.ao/noticias/ciencia/sistema-consegue-adivinhar-orientacao-sexual-de-pessoas-olhando-fotos
Todos Os Direitos Reservados